caxias-do-sul

Atualize-se em nosso Blog, confira as novidades e tudo sobre o que acontece em nossa empresa.

Fragilização por hidrogênio em aços

Você sabe o que é a fragilização por hidrogênio em aços? Já aconteceu com alguma peça sua? Sabe também como resolver esse problema? A fragilização por hidrogênio em aços é um fenômeno de perda da resistência do material, em função da alta quantidade de hidrogênio presente na peça. O hidrogênio é um elemento químico que tem facilidade de penetrar o aço devido ao seu pequeno diâmetro e a sua fácil movimentação. Com essa penetração em grandes quantidades, o hidrogênio pode desenvolver trincas na estrutura do aço que o fragilizam. Essa perda de resistência pode levar, até mesmo, ao rompimento total da peça.

A?o fragilizado por hidrog?nio Fonte: Gizmodo

Aço fragilizado por hidrogênio. Fonte: Gizmodo

O surgimento do hidrogênio no aço pode ser tanto no processamento, quanto na fabricação ou em serviço. As possíveis causas desse surgimento são variadas: podem ser as condições atmosféricas de tratamento térmico, a desagregação dos lubrificantes orgânicos, o ambiente de trabalho, a soldadura em arco (com eletrodos químicos) ou a dissociação de hidrogênio em alta pressão.

Processo de dissolu??o do hidrog?nio nos metais

Processo de dissolução do hidrogênio nos metais

Além disso, existem algumas susbtâncias que podem estar presentes na composição do material e que também possibilitam a entrada do hidrogênio no aço. Isso porque essas substâncias retardam a recombinação do hidrogênio atômico para molecular - e apenas o hidrogênio atômico é capaz de penetrar no material em condições normais de pressão e temperatura, porque o hidrogênio molecular possui maior volume - o que favorece a entrada do hidrogênio no metal. São alguns exemplos dessas substâncias que podem ser citados: sulfeto, cianeto, arsênico, selênio, fósforo e antimônio.

Propaga??o da trinca induzida por hidrog?nio

Propagação da trinca induzida por hidrogênio

É interessante salientar que alguns tratamentos também tornam as peças mais suscetíveis à fragilização, tais como o ataque químico, a decapagem, o revestimento com fosfato, a remoção de corrosão, a remoção de tinta e a galvanoplastia.

Para neutralizar os efeitos dessa fragilização, utiliza- se a desidrogenação. Esse processo consiste em um tratamento térmico de alívio de tensão do aço. Após o processo eletrolítico, o material é introduzido em uma estufa com temperaturas de 150 a 250 ºC, permitindo a difusão do hidrogênio e sua liberação na superfície.

Estufa para desidrogena??o

Estufa para desidrogenação

O processo de desidrogenação é um dos tratamentos oferecidos pela Galvânica Guarany, com alto padrão de qualidade e eficiência. Garanta já a cobertura certa para a sua superfície conosco!

Fontes:

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/156955/000906220.pdf?sequence=1&isAllowed=y

http://www.pmt.usp.br/LPE/LabH2S/TF-2010%20Mariana%20Akemi%20Okamoto.pdf