caxias-do-sul

Atualize-se em nosso Blog, confira as novidades e tudo sobre o que acontece em nossa empresa.

Como saber quanto tempo a minha peça vai durar?

Não há resposta certa nem previsão exata que indique precisamente quanto tempo uma peça vai durar. Existem, no entanto, alguns fatores que diminuem essa duração. Bem como, é possível utilizar certos equipamentos para determinar a resistência de uma peça.

Muitos fatores influenciam na duração de uma peça. A localidade na qual será utilizada, por exemplo. Peças expostas à maresia ou ao ar livre, sob a chuva, tem uma vida útil menor. Mas algumas ferramentas permitem avaliar a resistência desse revestimento.

É o caso do teste de névoa salina, também chamado de ensaio de corrosão salt-spray, que simula os efeitos de uma atmosfera marítima em diferentes metais, com ou sem camada protetora. Esse artifício é amplamente empregado para determinar a resistência à corrosão de uma peça, avaliando a uniformidade das suas espessura e porosidade. Isto é, ele verifica a qualidade do tratamento de superfícies.

O ensaio também pode ser utilizado para triar materiais revestidos, revelando pontos menos espessos da camada e comparando diferentes lotes de um mesmo produto.

 

  • Quer saber como funciona o teste de névoa salina?

 

No teste, que ocorre na Câmara de Salt-Spray, é produzida névoa com ar comprimido e uma solução de cloreto de sódio em água. A névoa pulverizada, em função da gravidade, cai sobre as peças a serem testadas e provoca a corrosão dos substratos metálicos. Em seguida, analisa-se a corrosão gerada.

 

                                     

 

É importante destacar que os ensaios de corrosão salt-spray são considerados destrutivos (já que agridem o material). Mas essa avaliação é fundamental para monitoramento dos processos produtivos bem como desenvolvimento e certificação dos produtos.

 

Quer testar a resistência das suas peças na Câmara de Salt-Spray? Você encontra esse e outros serviços na Galvânica Guarany. Assegure já a qualidade da sua peça conosco!

 

Fontes: 

https://laboratorios-tork.com.br/servicos/intemperismo-e-corrosao/nevoa-salina-salt-spray/

https://www.labteste.com.br/ensaios-corrosao-salt-spray/